Etiqueta de Pneus UE

Em Novembro de 2012, tornou-se obrigatória para toda a Europa um rótulo padrão para pneus de veículos: com base em três critérios, a etiqueta de pneus da UE fornece informações sobre as características ambientais e de segurança de um pneu com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária e reduzir a poluição.

Safety

Segurança

Uma aderência segura em piso molhado é crucial para uma condução segura. O desempenho é classificado por classes, de A a G (embora a classe D e G não sejam utilizados atualmente). A distância de paragem entre a classe de pneus A e a classe de pneus F é de mais de 18 metros na distância de travagem.

Fuel efficiency

Eficiência nos Consumos

Uma reduzida resistência ao rolamento tanto economiza combustível como reduz as emissões de CO2. Pneus da classe A garantem a melhor eficiência do combustível, com cada classe posterior até G a garantir um aumento do consumo de combustível entre 0.42 e 0.56 mpg para um carro com 36 mpg.

Noise

Ruído

Trata-se do ruído externo feito pelo pneu e é medido em decibéis.
Quanto mais barras negras indicadas na etiqueta, mais ruidoso será o pneu.

 

Por favor considere:

Por favor considere:

As atuais poupanças de combustíveis e a segurança rodoviária dependem bastante do comportamento dos condutores, em particular o seguinte:

  • uma condução ecológica pode reduzir significativamente o consumo do combustível
  • a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente, de modo a otimizar a aderência em piso molhado e o desempenho da eficiência do combustível
  • as distâncias de paragem devem ser sempre rigorosamente respeitadas

Mais informações:

Tema sobre Etiqueta de Pneus no website oficial da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/energy/efficiency/tyres/labelling_en.htm
wikipedia.org: http://en.wikipedia.org/wiki/Tire_label

 

Resumo

  • A Continental considera positiva a introdução da Etiqueta Europeia de Pneus, bem como o incremento de informação para consumidores relativa a pneus no ponto de venda.
  • A partir de Novembro de 2012 todos os consumidores terão informação sobre eficiência energética, propriedades de segurança e ruído de novos pneus, através da etiqueta.
  • Entre categorias, o consumo de combustível aumenta ou diminui entre 0,10 e 0,15 litros por 100 km percorridos, enquanto a distância necessária para imobilizar o automóvel em piso molhado, a 80 km/h, aumenta ou diminui até 6 metros.
  • Os testes a pneus realizados pelas revistas do ramo autmóvel continuarão a ser uma fonte importante de informação para o consumidor final, uma vez que estas publicações testam até 11 propriedades de segurança importantes, além dos 3 critérios dispostos na etiqueta.
  • No inverno, outro tipo de critérios de desempenho tornam-se especialmente importantes, e não estão incluídos na etiqueta. Os automobilistas devem consultar outras fontes de informação - testes a pneus em revistas, aconselhamento na oficina, informação do fabricante, etc. - aquando da aquisição de pneus de inverno.
  • Para mais informações contacte o seue especialista em pneus ou vá a www.tyre-label.com.
Barum. Uma marca do grupo Continental.
Good tyres. Good deal.