Como ler o rótulo?

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O rótulo da UE para pneus promove aperfeiçoamentos contínuos dos produtos

O rótulo proporciona aos operadores das frotas e aos vendedores de pneus informações objetivas, fiáveis e comparáveis sobre três características importantes do desempenho dos pneus.

Clique aqui para consultar os valores do rótulo da UE relativos aos pneus que tem instalados ou a quaisquer outros pneus para camiões e autocarros da Barum.

EU Tire Label Truck

O rótulo da UE para pneus – O que nos diz?

O Parlamento Europeu aprovou um regulamento que introduziu um sistema de rotulagem normalizado para os pneus em toda a Europa. Desde 1 de novembro de 2012, o rótulo da UE é obrigatório para todos os pneus produzidos após 1 de julho de 2012. O objetivo é aumentar a segurança e a eficiência ambiental e de consumo de combustível dos transportes rodoviários e reduzir o consumo total de energia em 20% até 2020.

Os três aspetos – eficiência, segurança e ambiente – são apresentados no rótulo nas seguintes categorias: eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento. O princípio é, portanto, semelhante ao do rótulo de eficiência energética existente nas máquinas de lavar, frigoríficos e outros aparelhos elétricos.

Desta forma, o consumidor pode comparar os pneus de forma objetiva e ter em conta este conhecimento, juntamente com outros critérios, na sua decisão de compra. Além dos três valores do rótulo, existem outros critérios importantes para a segurança e a eficiência. É o caso, por exemplo, da quilometragem, do desempenho de travagem em superfícies secas, da estabilidade de condução e da recauchutabilidade.

Wet Grip

Como ler o rótulo?

Aderência em piso molhado/desempenho de travagem

Distância de travagem com tempo chuvoso, entre A (mais curta) e G* (mais longa).

A aderência em piso molhado é uma das propriedades de segurança mais importantes de um pneu. Um bom valor significa uma distância de travagem mais curta numa estrada molhada. A subida de uma classe implica uma redução da distância de travagem entre 5 e 10 metros no caso de uma travagem a fundo a 80 km/h. Numa situação de emergência, cada metro conta e pode ser o fator crucial para evitar um acidente.

Eu Label Fuel Efficiency

Eficiência de consumo de combustível/resistência ao rolamento

Consumo de combustível entre A (mais baixo) e G* (mais alto).

A resistência ao rolamento influencia significativamente o consumo de combustível de um camião e, por esse motivo, tem um papel importante do ponto de vista económico e ecológico. Um baixo consumo de combustível tem um efeito positivo na pegada de carbono do veículo.

É possível obter poupanças até 3,5 l/100 km entre duas classes (por exemplo, entre B e C).

EU Label Noise

Ruído exterior de rolamento/emissão de ruído

Nível de som entre 1 (mais silencioso) e 3 (mais ruidoso) ondas sonoras.

O ruído de rolamento do pneu de um pesado aumenta o ruído do tráfego e, consequentemente, a poluição sonora. Além do valor medido em decibéis, o rótulo mostra o nível de ruído em classes que variam entre uma e três ondas sonoras. Três ondas sonoras indicam pneus que ultrapassam o limite em vigor a partir de 2016. Os pneus com duas ondas sonoras estão abaixo deste limite e os pneus com uma onda sonora estão abaixo do mesmo em mais de 3 dB. Uma alteração do nível sonoro em 10 dB significa que o volume é reduzido a metade ou é duplicado.


* G não é utilizado

Barum. Uma marca do Grupo Continental.

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