País | Regulamentos sobre pneus | Regulamentos sobre correntes para neve | Informações adicionais |
Albânia | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. |
É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve no eixo motriz. São utilizadas de acordo com a sinalização rodoviária e as condições da estrada. |
Os pneus com pregos são proibidos. |
Áustria | Pneus de inverno obrigatórios de 1 de novembro a 15 de abril. Risco de proibição de circulação e multas pesadas em caso de incumprimento (entre 35 e 5.000 €). Camiões com > 3,5 t PMA têm de estar equipados com pneus M+S em pelo menos um eixo com uma profundidade do piso mínima de 6 mm (estrutura diagonal) e 5 mm (radial). Os pneus de inverno são obrigatórios nos autocarros (categorias M2, M3) entre 1 de novembro e 15 de março. | É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve para pelo menos dois pneus do eixo motriz entre 1 de novembro e 15 de abril. Aplicam-se exceções a autocarros de serviço público. | Os pneus com pregos são proibidos nos veículos com > 3,5 t PMA. |
Bélgica | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. Montagem simétrica obrigatória dos pneus M+S e pneus de inverno. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e/ou gelo. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Bosnia- Herzegovina | Entre 15 de novembro e 15 de abril, é obrigatório escolher entre duas opções para os veículos com mais de 8 lugares e veículos com > 3,5 t PMA: Opção 1: Pneus com perfil de inverno no eixo motriz com uma profundidade do piso mínima de 4 mm. Opção 2: Nos pneus com perfil normal e profundidade do piso mínima de 4 mm em condições de inverno (por exemplo, queda de neve, chuva com congelação) é necessário instalar correntes para a neve no eixo motriz. | É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve entre 15 de novembro e 15 de abril. | É obrigatório transportar no veículo pá de neve e saco de areia entre 25 kg e 50 kg. Os pneus com pregos são proibidos. |
Bielorrússia | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são permitidos. |
Bulgária | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve entre 1 de novembro e 31 de março. A utilização é obrigatória em estradas de montanha quando indicado pela sinalização rodoviária. | Os pneus com pregos são proibidos. Sem equipamento adequado para o inverno, pode ser recusada a entrada no país ou emitida uma proibição de circulação. |
Croácia | Winter tyres compulsory from November 15 to April 15. M+S tyres are compulsory on the drive axle of vehicles > 3.5t GVW. | Correntes para a neve obrigatórias em determinadas condições (se o veículo estiver equipado com pneus de verão). Correntes para a neve obrigatórias em algumas regiões (Lika/Gorski Kotar). | Os pneus com pregos são proibidos. Os veículos em utilização comercial têm de transportar uma pá de neve. |
República Checa | Pneus de inverno obrigatórios entre 1 de novembro e 31 de março dependendo das condições da estrada no inverno ou no caso de sinalização "winter kit". Os pneus M+S são obrigatórios no eixo motriz de veículos com > 3,5 t PMA com uma profundidade do piso mínima de 6 mm. | São possíveis diferentes sinalizações rodoviárias. As correntes para a neve são obrigatórias se a sinalização o indicar em pelo menos 2 rodas do eixo motriz de veículos com 3 e mais eixos. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Dinamarca | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve permitidas entre 1 de novembro e 15 de abril. | Pneus com pregos permitidos entre 1 de novembro e 15 de abril. Os pneus com pregos devem ser instalados em todas as posições durante este período. |
Estónia | Pneus de inverno obrigatórios (pneus radiais com profundidade do piso mínima de 3 mm) entre 1 de dezembro e 1 de março (também de outubro a abril dependendo das condições meteorológicas). | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são proibidos em veículos com > 3,5 t PMA. |
Finlândia | Veículos com > 3,5 t PMA e profundidade do piso mínima de 1,6 mm. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são permitidos entre 1 de novembro e a primeira segunda-feira após a Páscoa. Consoante as condições meteorológicas, este período pode ser alargado. Velocidade máxima de 80 km/h para veículos com > 3,5 t PMA. São permitidos: saliência média máxima de 1,5 mm e máximo de 50 pregos por metro de circunferência em pneus produzidos após 1 de julho de 2013. |
França | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. As exceções são indicadas pela sinalização rodoviária. | Utilização de correntes para a neve quando indicado pela sinalização rodoviária. | Veículos com < 3,5 t PMA: Pneus com pregos permitidos desde o primeiro sábado anterior a 11 de novembro até ao último domingo de março, velocidade máxima 90 km/h. Os veículos com pneus com pregos têm de ser assinalados com um autocolante. Os pneus com pregos são proibidos em veículos com > 3,5 t PMA. |
Alemanha | Requisitos condicionais de equipamento de inverno: Veículos com < 3,5 t PMA têm de estar equipados com pneus de inverno/M+S em todas as rodas. Veículos com > 3,5 t PMA têm de estar equipados com pneus de inverno/M+S nos eixos motores. Período temporal não especificado. | Utilização de correntes para a neve quando indicado pela sinalização rodoviária. Os pneus com pregos são proibidos. Exceção: trajetos via "Kleines Deutsches Eck". | 60 € de multa por pneus inadequados, 80 € de multa por provocar obstrução do tráfego devido a pneus inadequados, 100 € de multa por provocar situação perigosa devido a pneus inadequados, 120 € de multa por provocar acidente devido a pneus inadequados. Mais 1 ponto por cada situação (Sistema de Pontos Flensburg). |
Grã-Bretanha | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são permitidos desde que não danifiquem a superfície da estrada. Caso contrário, pode haver uma penalização. |
Hungria | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. A aplicação e ligação de correntes para a neve pode ser obrigatória devido a condições meteorológicas especiais (velocidade máxima 50 km/h). Em condições de inverno, pode ser proibida a entrada de veículos estrangeiros se não tiverem a bordo correntes para a neve. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Irlanda | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são permitidos, velocidade máxima 96/112 km/h (estrada nacional/autoestrada). |
Itália | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. As exceções são indicadas pela sinalização rodoviária. | É obrigatório transportar no veículo um dispositivo antiderrapagem (por exemplo, correntes para a neve). | O regulamento RU/1580 para o inverno só se aplica às seguintes categorias de veículos: M1, N1 e O1. |
Kosovo | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve para eixo motor. Utilização de acordo com a sinalização rodoviária e as condições. | Os pneus com pregos são proibidos. Os autocarros e camiões têm de transportar uma pá de neve. |
Letónia | Pneus de inverno (M+S) obrigatórios em veículos com < 3,5 t PMA entre 1 de dezembro e 1 de março. Profundidade do piso mínima de 3 mm. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são permitidos entre 1 de outubro de 30 de abril em veículos com > 3,5 t PMA. |
Liechtenstein | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. No entanto, existem questões de responsabilidade civil se forem utilizados pneus inadequados. O equipamento do veículo deve estar de acordo com as condições meteorológicas. | Correntes para a neve permitidas. Não necessárias em vales. Nas montanhas, a sinalização rodoviária indica se as correntes para a neve são obrigatórias. | Veículos com > 7,5 t PMA: Os pneus com pregos são permitidos entre 1 de novembro e 30 de abril, velocidade máxima 80 km/h. Todos os veículos devem estar equipados com pneus com pregos. Os veículos com pneus com pregos têm de ser assinalados com um autocolante. |
Lituânia | Pneus de inverno obrigatórios em veículos com < 3,5 t PMA entre 1 de novembro e 1 de abril. | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são permitidos entre 1 de novembro e 1 de abril. |
Luxemburgo | Todos os eixos motrizes de camiões e autocarros têm de estar equipados com pneus de inverno (M+S é suficiente) em condições de inverno (neve, gelo, geada). | Correntes para a neve permitidas apenas em estradas cobertas de neve e gelo. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Macedónia | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve entre 15 de outubro e 15 de março se o veículo estiver equipado apenas com pneus standard. | Os autocarros e os camiões pesados têm de transportar pás de neve. Os pneus com pregos são proibidos. |
Montenegro | Pneus com o símbolo M+S ou pneus de inverno obrigatórios entre novembro e abril em estradas especificadas pelo Ministério da Polícia. Profundidade do piso mínima de 4 mm. | É obrigatório transportar no veículo correntes para a neve para eixo motriz. Utilização de acordo com a sinalização rodoviária e as condições. | Os pneus com pregos são proibidos. Os autocarros e os camiões têm de transportar uma pá de neve. |
Holanda | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | As correntes para a neve não são permitidas em estradas públicas. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Noruega | Veículos com > 3,5 t PMA: profundidade mínima do piso de 5 mm obrigatória entre 1 de novembro e a primeira segunda-feira, inclusive, após a Páscoa (Sul da Noruega) e entre 16 de outubro e 30 de abril, inclusive (Norte da Noruega). Utilização obrigatória de pneus de inverno em todas as posições dos eixos entre 15 de novembro e 31 de março. Lista com pneus de inverno aprovados disponível em www.stro.no | Os veículos com > 3,5 t PMA são obrigados a transportar correntes para a neve no período em que é legal utilizar pregos. Um camião com reboque tem de transportar 7 correntes. | Os pneus com pregos (saliência média de1,7 mm) são permitidos entre 1 de novembro. e o primeiro domingo após a Páscoa. Em "Nordland, Troms e Finnmark" entre 16 de outubro e 30 de abril. Camiões e reboques: pneus com pregos no mesmo eixo. Com instalação dupla, um pneu é suficiente. Em Trondheim e Oslo, é cobrada uma taxa pela utilização de pneus com pregos: podem ser adquiridos bilhetes diários em máquina de vendas ao longo das artérias ou por telefone ou SMS (enviado de um número de telefone norueguês, sueco ou dinamarquês). Podem ser adquiridos bilhetes mensais e anuais para Trondheim no Estacionamento Municipal de Trondheim em Erling, Skakkes Gate 40, 7012 Trondheim. Os bilhetes diários custam cerca de 3,90 euros, os bilhetes mensais cerca de 52 euros e os bilhetes anuais cerca de 155 euros (estes valores duplicam nos veículos com > 3,5 t PMA). Uma infração é multada em 97 euros. |
Polónia | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve apenas permitidas em estradas cobertas de neve ou gelo. Sinalização rodoviária adequada nas estradas em que as correntes para a neve são obrigatórias. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Portugal | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve temporariamente obrigatórias quando indicado pela sinalização rodoviária (só acontece nas zonas mais altas). | Os pneus com pregos são proibidos. |
Roménia | Em caso de condições de inverno na estrada, são obrigatórios pneus M+S ou pneus de inverno para os eixos motores de todos os veículos com > 3,5 t PMA e veículos que transportam pessoas (com mais de 9 lugares). | Os veículos com > 3,5 t PMA têm de estar equipados com correntes para a neve, que devem ser colocadas quando a sinalização rodoviária o indicar. | Pá de neve e saco de areia obrigatórios para veículos com > 3,5 t PMA. Os pneus com pregos são proibidos. |
Rússia | Novo Regulamento Técnico previsto. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os veículos pesados de passageiros, camiões de gama média , camiões e autocarros têm de estar equipados em todos os eixos com pneus que tenham o símbolo M+S ou o símbolo 3PMSF (símbolo de montanha e floco de neve). Profundidade do piso mínima de 4 mm. | As correntes para a neve são recomendadas mas não obrigatórias. | A utilização de pneus com pregos é proibida nos meses de verão (junho, julho e agosto). |
Sérvia | São obrigatórios pneus M+S ou pneus de inverno entre novembro e abril. Profundidade do piso mínima de 4 mm. Utilização de acordo com a sinalização rodoviária e as condições. | O veículo tem de transportar correntes para a neve para eixo motor. Utilização de acordo com a sinalização rodoviária e as condições. | Os pneus com pregos são proibidos. Os autocarros e camiões têm de transportar uma pá de neve. |
Eslováquia | Pneus de inverno/M+S obrigatórios nos veículos com > 3,5 t PMA entre 15 de novembro e 31 de março no eixo motriz (profundidade do piso mínima de 3 mm). | O veículo tem de transportar correntes para a neve. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Eslovénia | Entre 15 de novembro e 15 de abril, é obrigatório escolher entre duas opções para os veículos com > 3,5 t PMA: Opção 1: pneus de inverno pelo menos no eixo motriz (profundidade do piso mínima de 3 mm) Opção 2: Pneus normais, sendo obrigatório transportar no veículo correntes para montar no eixo motor em condições de inverno. | Os veículos com > 3,5 t PMA têm de transportar correntes para a neve se não estiverem instalados pneus de inverno. | Os pneus com pregos são proibidos. |
Espanha | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. Pneus de inverno/M+S obrigatórios quando indicado pela sinalização rodoviária ou pelas autoridades. | Correntes para a neve permitidas quando indicado pela sinalização rodoviária ou pelas autoridades. Correntes para a neve apenas permitidas em estradas cobertas de neve e gelo. | É permitida a utilização de pneus com pregos de até 2 mm em estradas cobertas de neve. |
Suécia | Em condições de inverno, profundidade do piso mínima de 5 mm em todos os pneus exceto pneus de reboques. São obrigatórios pneus M+S no eixo motriz dos veículos com > 3,5 t PMA entre 1 de dezembro e 31 de março. Para consultar uma lista com os pneus de inverno aprovados, visite www.stro.se | Recomenda-se que o veículo transporte correntes para a neve. | Os pneus com pregos são permitidos entre 1 de outubro e 15 de abril. Dependendo das condições meteorológicas, este período pode ser alargado. Máximo de 50 pregos por metro de circunferência em pneus produzidos após 1 de julho de 2013. Devem ser tidas em conta as exceções relativas a algumas estradas. |
Suíça | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno, mas podem aplicar-se regulamentos regionais em estradas com condições de inverno (por exemplo, estradas de ligação alpinas). A profundidade do piso mínima dos pneus de inverno é 1,6 mm. Em caso de acidente com pneus normais em condições de inverno, podem surgir questões de responsabilidade civil. | Se as autoridades anunciarem a obrigatoriedade de correntes para a neve, apenas é permitido circular com essas correntes (os veículos com tração às quatro rodas podem ser exceções). Utilização de correntes para a neve de acordo com a sinalização rodoviária e as condições. | Os pneus com pregos são permitidos em veículos com < 3,5 t PMA entre 1 de novembro e 30 de abril ou em estradas cobertas de neve. Velocidade máxima 80 km/h. Os pneus com pregos têm de ser assinalados com um autocolante "80 km/h". |
Turquia | Entre 1 de dezembro e 1 de abril, é obrigatório que os veículos comerciais utilizem pneus de inverno para utilizações entre cidades. Nas cidades, as autoridades locais definem o período temporal para cada cidade isoladamente. Todos os tipos de camiões, tratores e autocarros têm de estar equipados com pneus com o símbolo M+S, os símbolos M+S e 3PMSF ou o símbolo 3PMSF nos eixos motores. Todos os tipos de comerciais ligeiros, camiões de gama média , pickups e automóveis utilizados para fins comerciais (táxi, etc.) têm de estar equipados com pneus com o símbolo M+S, os símbolos M+S e 3PMSF ou o símbolo 3PMSF em todos os eixos. Quando se utilizam pneus recauchutados, o padrão do piso tem de ser um padrão de pneu de inverno. A profundidade do piso mínima dos pneus para veículos comerciais é 4 mm. | É recomendado que o veículo transporte correntes para a neve e que estas sejam utilizadas em estradas cobertas de neve e gelo. | Devem ser transportados no veículos cabos e equipamentos de reboque. Os pneus com pregos também podem ser utilizados como pneus de inverno. |
Ucrânia | Não existem regulamentos gerais sobre pneus no inverno. | Correntes para a neve apenas permitidas em estradas cobertas de neve ou gelo. | Os pneus com pregos são permitidos. |
Não temos conhecimento da existência de regulamentos gerais sobre pneus de inverno ou correntes para a neve nos seguintes países: Chipre, Grécia e Malta. Consulte os regulamentos rodoviários nos países em questão para verificar as regras especiais aplicáveis a correntes para a neve e pneus com pregos.
Apesar de uma cuidadosa pesquisa, não podemos garantir que as informações estejam corretas e completas.