Todos os pneus Barum que podem ser reesculturados apresentam, em ambas as paredes laterais, de acordo com o Regulamento ECE 54, a palavra REGROOVABLE.
A profundidade do piso adicional de até 4 mm obtida com a reesculturação resulta numa melhoria significativa do desempenho. O desenho de todos os pneus para pesados de caixa metálica inclui a chamada banda do piso entre a parte superior da cinta e os sulcos do piso. Esta banda destina-se a evitar que pedras e outros objetos penetrem na cinta de aço e na carcaça.
Desde que esteja assinalado com a palavra "REGROOVABLE", um pneu para veículos comerciais pode ser reesculturado até uma espessura residual sob o piso de 2 mm acima do cordão ou da cinta. Todos os regulamentos adicionais do país em causa têm de ser cumpridos.
Embora os pneus possam ser remoldados depois de atingirem o limite legal de desgaste, a reesculturação não é aconselhável em todos os casos. A espessura da banda do piso diminui e as pedras e outros objetos podem penetrar mais facilmente e danificar as cintas de aço, resultando na formação de ferrugem. Esta situação têm um claro efeito negativo na adequação do pneu para recauchutagem.
A melhor altura para a remoldagem é quando o pneu está desgastado até cerca de 3 mm. É necessário verificar se o desgaste é uniforme em todo o pneu. Deve ser prestada atenção a zonas de desgaste localizado ou não uniforme.
A reesculturação deve ser realizada por um especialista qualificado, a fim de evitar falhas prematuras e qualquer diminuição da adequação do pneu para remoldagem.
Em alguns países (por exemplo, na Alemanha para autocarros e na Áustria para autocarros), é proibida a reesculturação dos pneus para eixo dianteiro de autocarros. De um modo geral, a reesculturação de pneus para eixo dianteiros de autocarros não é aconselhável.
Todos os pneus Barum em que a reesculturação é permitida estão assinalados com a palavra "Regroovable".